domingo, 16 de junho de 2013

Lição,11 A família e a Escola dominical


Esboço para professores da Escola dominical

 Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Recife / PE

Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000       Fone: 3084 1524



INTRODUÇÃO
            Entende-se por Escola Bíblica Dominical o ambiente da igreja onde se desenvolve a educação cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus. Logo, é necessário se conscientizar da sua real importância e o quanto ela é indispensável para o crescimento espiritual de todos, sejam recém convertidos ou aqueles que cresceram dentro de uma congregação. A EBD é a maior agência de ensino, pois, nenhum outro trabalho da igreja tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade. Veremos estas verdades nesta lição!

I – DEFINIÇÃO DE ESCOLA SECULAR  E ESCOLA BIBLICA DOMINICAL
            O dicionário Aurélio, diz que a palavra escola vem do do grego “skholé” e do latim“schola” que significa: “Estabelecimento público ou privado onde se ministra, sistematicamente, ensino coletivo primário”. O Dicionário Teológico de Claudionor de Andrade define EBD como: Escola do grego “skholé” e Dominical do latim “Dies Domenicu” que significa “Dia do Senhor” (2006, p. 166). Podemos então dizer que, aEscola Bíblica Dominical é uma instituição de ensino bíblico que se realizaNORMALMENTE aos domingos com suas exceções motivada pela realidade de cada região.

II – DEFINIÇÃO DE ENSINO
Nas páginas das Escrituras encontramos vários termos equivalentes ao ato de ensinar. Vejamos: Paideuõ “instruir, treinar”, Didasko (Mt 4.23; 9.35; Rm12.7) “dar instrução”, Didaktos (Jo 6.45; 1Co 2.13) “aquilo que pode ser ensinado”, Didaké “ensino”,Didaskalia (1Co4.17; 1Tm 2.12; 4.11) “instrução”, Didaskalós (Mt 8.19; Mc 4.38) “mestre, professor”, Didaskein “ensino”.

III  - O PAPEL DA EBD NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO
            O caráter é o aspecto psíquico da personalidade, é a característica responsável pela ação e reação. É a maneira própria de cada pessoa agir e expressar-se e tem a ver com a própria conduta. É a “marca” da pessoa, que é  adquirido, não herdado e resulta da adaptação progressiva às condições do meio ambiente (RENOVATO, 2013, p.132). O ensino na EBD tem o intuito de alcançar um resultado tríplice. Vejamos:
·        Ganhar almas para Jesus. A importância da EBD está explícita no seu principal conceito. Ela conjuga os dois lados da Grande Comissão dada à Igreja (Mt 28.20; Mc 16.15). Ela evangeliza enquanto ensina;
·        Promover o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão. Um dos grandes objetivos da EBD é desenvolver a espiritualidade no aluno e o caráter cristão. Ganhar o aluno para Jesus na Escola Bíblica Dominical é apenas o início de uma missão na formação de novos crentes, promovendo o desenvolvimento, amadurecimento e fortalecimento espiritual de cada crente individualmente.
·        Preparar obreiros para a seara do Mestre. Ao prover treinamento espiritual, a EBD apresenta ao aluno oportunidades de melhor servir ao Mestre. O ensino na EBD deve ter como objetivo final, levar o crente ao crescimento espiritual, até que ele chegue à medida da plenitude de Cristo (Ef 4.13,14).  

            Assim, o tríplice objetivo da EBD pode ser resumido em: (1) Cada aluno um crente salvo, (2) cada salvo sendo bem treinado e (3) cada aluno bem  treinado, um obreiro ativo, diligente e dinâmico.


IV –  A PRÁTICA DO ENSINO NAS ESCRITURAS
 No contexto do AT temos uma relação de homens usados por Deus para ensinar Seu povo: Samuel (1 Sm 12.23), Josafá (2 Cr 17.7-12), Esdras e Neemias (Ne 8.17), Davi (Sl 51.13 cf. Sl 25.4; 27.11) e Isaías (Is 28.10). Vejamos como se desenvolveu a instrução religiosa nos tempos bíblicos:
·         Nos dias de MoisésExaminando o Pentateuco, vemos que no princípio, entre o povo de Deus, eram os próprios pais os responsáveis pelo ensino da revelação divina no lar. O lar, então, era de fato uma escola onde os filhos aprendiam a temer e amar a Deus (Dt 6.5-9; 11.18,19);
·         As escolas de profetas. Eram “instituições” de ensino do AT cujo objetivo era a transmissão dos valores morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra. As escolas de profetas podem ser comparadas as EBD's do presente que tem como objetivo final o ensino das Escrituras (1Sm 10.5,10; 19.20; 2Rs 6.1-2). Os profetas não eram apenas homens com dons sobrenaturais, mas também profetas que possuíam uma “missão pedagógica” (2Rs 2.15, 19-22; 4.1-7, 42-44).
·         Na época dos Reis e SacerdotesOs sacerdotes eram mediadores entre Deus e o homem. Além do culto divino, eles tinham o encargo do ensino da Lei (Dt 24.8; I Sm 12.23; II Cr 15.3; Jr 18.18). Já os reis de Israel, quando piedosos e tementes a Deus, tinham a preocupação com a leitura e o ensino da Palavra de Deus para a nação                  (II Cr 17.7-9);
·         Durante o Cativeiro BabilônicoNessa época, os judeus no exílio, privados do seu grandioso templo em Jerusalém, instituíram as sinagogas, que eram usadas como “escola bíblica”, casa de cultos e escola pública.
·         No pós-cativeiroNos dias de Esdras e Neemias, quando o povo retornou do cativeiro, houve um grande avivamento espiritual, originado pela leitura e ensino das Escrituras (Ne caps. 8 - 9);
·         Durante o Ministério de Jesus.  Jesus exerceu um tríplice ministério de cura, pregação e ensino da Palavra de Deus (Mt 4.23; 9.35; Lc 20.1). Esse mesmo ministério tríplice foi ordenado e confiado à Igreja (Mt 28.19;                 Mc 16.15-18);
·         Nos dias da Igreja. Após a ascensão do Senhor, os apóstolos e discípulos continuaram a ensinar. A igreja dos dias primitivos dava muita importância a esse ministério de ensino (At 5.41,42). Paulo e Barnabé, por exemplo, passaram um ano todo ensinando na igreja de Antioquia (At 11.26). Em Éfeso, Paulo ficou três anos ensinando (At 20.20,31) e em Corinto, ficou um ano e seis meses (At 18.11). Seus últimos dias em Roma foram ocupados com o ensino da Palavra de Deus (At 28.31).

V - OBJETIVOS DO ENSINO NA EBD
            O ministério de mestre, daquele que educa, que ensina, irá determinar o rumo de quem aprende e, por isso, afirmamos que o ensino na EBD é de grande relevância. A Escola Bíblica Dominical é um ministério que alcança crianças, jovens, adultos, a família e a comunidade inteira, tal como fazia a igreja dos dias apostólicos. Ela é a única escola de educação religiosa popular de que a igreja dispõe. Os objetivos do ensino giram em torno do aluno e de suas relações quanto a tudo que é importante para sua vida. Vejamos:

Suas relações com Deus (Is 64.8);
Suas relações com a Igreja (Ef 4.16);
Suas relações com o Salvador Jesus (Jo 14.6);
Suas relações consigo mesmo (Fp 1.21);
Suas relações com o Espírito Santo(Ef 5.18);
Suas relações com os demais alunos e outras pessoas (Mc 12.31).
Suas relações com a Bíblia (SI 119.105);
Suas relações com sua família (Sl 128.1-6);

VI - RAZÕES POR QUE TODO CRISTÃO DEVE FREQUENTAR A EBD
           A EBD não cuida apenas da formação espiritual, mas preocupa-se com a edificação geral, que inclui: bons costumes, exercício da cidadania e a formação do caráter. Ela complementa e, às vezes até CORRIGE a educação ministrada nas escolas seculares. E, em muitas situações, por mais que não seja sua responsabilidade, elaCOMPLEMENTA a educação cristã ministrada nos lares. Vejamos porque é importante frequentar a EBD:

·        Ela produz o sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de Deus.
·        Ela desenvolve a espiritualidade e o caráter dos crentes.
·        Ela é a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus.
·        Ela é um dos meios de evangelização que a igreja possui. Além disso, é onde o crente aprende a amar e cooperar com a obra missionária.
·        Porque os objetivos da EBD são os mesmo objetivos da Igreja e, se eles forem alcançados na vida dos alunos, tudo se transformará na vida da igreja local;
·        Ela é o lugar para a descoberta, motivação e treinamento de novos talentos.
·        Porque a qualidade da EBD determina a qualidade e o nível espiritual da igreja local.
·        Ela reúne a família: pais e filhos fortalecem o relacionamento, as crianças crescem na disciplina do Senhor e os casais aperfeiçoam a vida conjugal.
·        Porque é na EBD que homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças adquirem uma fé mais robusta e madura.
·        Ela é uma fonte de avivamento espiritual para a igreja, pois, onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada, o avivamento acontece.

CONCLUSÃO
            A Escola Bíblica Dominical, o maior seminário do mundo, tem sido utilizado como já vimos por Deus na formação de novos crentes e no aperfeiçoamento dos membros do corpo de Cristo, visando o crescimento no reino de Deus e a conquista das almas para Jesus.  Como agência do reino, sua missão é formar um caráter cristão na vida daqueles que passam pelo novo nascimento e abraçam o nosso maior exemplo: Jesus Cristo de Nazaré.

Fonte:ebdtaqnorte.blogsport.

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