sábado, 6 de julho de 2013

Auxiliando aos Professores da EBD

DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos

Professoras e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
1 - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?

2 - Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
Tema: Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja.
Capa:
O que vemos?
01 figura de uma pessoa, representando Jesus.
01 jarro
Água
Pés de uma pessoa
O que isto tem a ver com o tema?
Refere-se ao momento quando Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade que devemos ter.
- Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Vocês leem o título da lição e um aluno ler a verdade prática.

3 – Em seguida, utilizem a dinâmica “Viajando para Filipos”.

4 – Agora, trabalhem a lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos.
Antes da aula:
- Façam uma cópia da carta aos Filipenses, escrevam a data 60 a 63 d.C., e o local de onde foi escrita - Roma e coloquem dentro do envelope.
Escrevam o nome Paulo no remetente.
O destinatário: Igreja de Filipos
Durante a aula:
- Fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
- Solicitem que os alunos abram a Bíblia na carta de Paulo aos Filipenses e façam um pequeno “tour” pela carta.
Leiam as epígrafes de cada bloco de versículos.
Falem sobre a quantidade de capítulos que são 04 e conclamem os alunos para que leiam esta carta durante esta semana que se inicia.
Lembrem-lhes de que há um versículo muito conhecido e citado nesta carta – Fp 4.13.
- Depois, apresentem um mapa e mostrem a localização da cidade de Filipos e falem que hoje neste local está a Turquia.




Leiam o texto pedagógico “A utilização de mapas nas aulas da EBD” e saibam como utilizar esta ferramenta a favor do ensino e da aprendizagem.
- Apresentem as características da cidade.
- Falem como o evangelho chegou a Filipos através de Paulo.
- Para concluir,  pequem e abram o envelope, apresentem as informações contidas na carta, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico

A utilização de mapas nas aulas da EBD

Os mapas são representações do espaço geográfico, geralmente planos, e também de aspectos históricos e servem de ferramenta de ensino para contextualizar o tema em estudo, promovendo facilitação no processo de ensino e aprendizagem.
A utilização de mapas nas aulas da EBD é importante quando há necessidade de apresentar cidades, localidades específicas ou fatos ocorridos nestes locais, tornando a apresentação documentada, atraindo a atenção dos alunos e aumentando a retenção do tema em estudo.
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
1 - Apresentar um mapa e apontar para o local que você deseja mostrar para os alunos, utilizando uma caneta ou um apontador específico. A caneta servirá apenas para apontar e não para riscar, lembrem-se de que os mapas precisam ser bem utilizados para que possam ser usados muitas vezes.
Exemplo:
Apontar para o rio Jordão e falar: foi neste rio que Jesus foi batizado.
Apontar para o deserto da Judéia e falar: após o batismo, ele foi para o deserto da Judéia, onde foi tentando por 40 dias.
Apontar para a Galiléia e falar: Ele voltou para a Galiléia e iniciou seu ministério.
2 - Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
Organizem os alunos ao redor do mapa.
Falem o nome de uma cidade e peçam para que os alunos apontem no mapa.
Exemplo: Procurar a cidade de Filipos, falar das características da cidade e informar que hoje neste local se situa a Turquia.
3 - Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem para a aula. Como assim? Isto mesmo, para isto vocês precisarão de durex colorido, o mapa pequeno que servirá de referência e nomes de cidades digitados.
Vejam como fazer, observando este exemplo:
Colocar no piso o nome do Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Colocar no piso o nome do Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Fazer a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio Jordão.
Colocar o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
Com o durex colorido vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do nascimento de Jesus e a cidade onde foi criado), demonstrando deslocamento.
Aproveitar este mapa e trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo no Rio Jordão, lugares por onde Jesus passava e ensinava, como também o lugar da crucificação e ressurreição.
4 - Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
Exemplo: Trabalhar acerca dos fatos sobre Jesus, utilizando o caminho formado pelos pés, com nomes das principais cidades ou milagres, observando um mapa.
5 – Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
          Alguns cuidados que devem ser observados com os mapas:
Os mapas devem ser bem guardados, de preferência numa pasta; os que são grandes, normalmente são dobrados e para que não se desgastem nas dobras, é recomendável passar um durex transparente largo na parte posterior do mapa.  Há mapas que são organizados em álbuns espiralados e para uma boa conservação é necessário colocá-los numa pasta grande.
Que tal escolher uma destas formas de uso de mapa na próxima oportunidade, nas aulas da Escola Bíblica Dominical?


Por Sulamita Macedo.

Dinâmica para interagir com os alunos da Escola Bíblica Dominical

Dinâmica: Viajando para Filipos

Objetivo: Sensibilizar os alunos a participar da EBD para aprender sobre a carta de Paulo ao Filipenses.

Material:
01 barco pequeno de papel ou madeira
01 mala pequena
¼ de uma folha  de papel ofício para cada aluno e caneta

Procedimento:
- Falem: Vamos começar uma viagem com destino a Filipos, que terá duração de 03 meses(período de estudo das lições do trimestre).
- Falem: Todos são convidados a participar desta viagem, tendo como meio de transporte um navio, no mar Mediterrâneo, tendo como companheiro o apóstolo Paulo. Neste momento, apresentem o barco.
- Falem: Para viajar, é necessário apresentar um ingresso, que é gratuito, mas deve ser mostrado todos os domingos – a sua presença na aula e interesse por aprender.
- Apresentem uma mala e falem: Vamos arrumar a bagagem?
- Perguntem: Que tipo de atitude não pode faltar nesta viagem, para colocarmos nesta mala?
Entreguem para cada aluno um pedaço de papel para que escreva a resposta.
As respostas certamente vão girar em torno de: coragem, fé, disposição para aprender, não faltar a EBD, persistência, comprometimento, oração, leitura bíblica, organização pessoal para participar da EBD, motivação etc.
As respostas devem ser colocadas dentro da mala.
- Para concluir, falem: Lembrem-se o horário de partida será às 9:00 horas de cada domingo, no porto da EBD. Tenham uma boa viagem!

  Blog Atitude de Aprendiz
 Fonte: Por Sulamita Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário