SUPERINTENDÊNCIA DAS Escolas Bíblicas Dominicais das Assembleias de Deus
em Recife/PE
Segundo Trimestre de 2013
Aula de amanhã Domingo: 23/06/2013 Horário: 9:30 as 11:30 em todas as nossas congregações
INTRODUÇÃO
Tanto a família
como a Igreja são instituições criadas por Deus, para fins específicos. A
família tem como objetivo promover o bem estar, alegria, proteção e provisão,
tanto para os cônjuges, como também para os filhos (Sl 128). Já a Igreja foi
instituída para promover meios de adoração, pregação, ensino e comunhão cristã
(At 2.42-47). Logo, uma depende da outra. O desejo de Deus é que o lar
seja uma extensão da igreja, e a igreja, uma extensão do lar. Nesta lição,
veremos as definições de família e Igreja e o paralelismo entre ambas; como a
igreja coopera com a família; e como a família coopera com a igreja.
I - DEFINIÇÕES
1.1 Igreja. A palavra grega
para Igreja é "ekklesia", que significa "uma
assembleia de chamados para fora". O termo aplica-se a: todo o
corpo de cristãos em uma cidade (At 11.22; 13.1); uma
congregação (1Co 14.19,35; Rm 16.5); e a todo o corpo de
crentes na terra (Mt 16.18; I Co 10.32; Ef 5.25,27,29,32; Cl 1.18,24).
Geralmente, quando escrita com letra maiúscula (Igreja) refere-se ao corpo de
Cristo; e, quando escrita com letra minúscula (igreja), refere-se a uma
congregação ou a igreja local.
1.2 Família. No hebraico, o termo
para família é mishpahâ, que
significa literalmente “família”, “parentes” ou “clã” (Nm 11.10). No grego, o
termo é oikos e significa “habitação”, “casa” (I Tm
5.4). Biblicamente, podemos dizer que família é o sistema social básico
instituído por Deus no Éden, para a constituição da sociedade e perpetuação da
raça humana (Gn 2.18-24).
1.3 Paralelismo entre Família e Igreja. A Bíblia nos mostra
os paralelismos que existem entre estas duas instituições criadas por Deus, eis
alguns: a Igreja é chamada de família de Deus (Ef
2.19); seus membros são chamados de irmãos (Rm 1.13; I
Co 1.10; II Co 1.8; Gl 1.11; Ef 6.10; Fp 1.12; Cl 1.2; I Ts 1.4; II Ts
1.3); do ponto de vista espiritual, temos um só Pai (Rm
1.7; Ef 4.6; I Ts 3.13).
II – A IGREJA COOPERANDO COM A FAMÍLIA
A igreja coopera eficazmente com as
família através da intercessão, visitas, aconselhamento e, principalmente,
através do ensino das Sagradas Escrituras, tornando o lar um lugar alicerçado
na Palavra de Deus. Vejamos.
2.1 Através da intercessão. Uma das principais
atribuições da Igreja é interceder, ou seja, “orar em favor de outros e
colocar-se diante de Deus no lugar de outra pessoa”. A Palavra de Deus nos
exorta a“orar uns pelos outros” (Tg 5.16; Hb 13.18,19) e que
devemos “fazer orações em favor de todos os homens” (1Tm
2.1-3). O apóstolo Paulo, por exemplo, não apenas orava pelas igrejas (Ef
1.16-18; 3.14-19) como também rogava as orações dos santos (Rm 15.30-32; 2Co
1.11; Ef 6.18-20; Fp 1.19; Cl 4.3,4; 1Ts 5.25; 2Ts 3.1,2). Encontramos na
Bíblia alguns exemplos de orações e intercessões pela família, como Isaque, que
pediu a Deus que abrisse a madre de sua esposa Rebeca (Gn 25.21); Jó, que
continuamente, orava por seus filhos (Jó 1.5); a Igreja Primitiva, que orou
pela libertação de Pedro (At 12.5), dentre outras. Nos cultos de oração e
círculos de oração de nossa igreja é comum fazer orações específicas pelas
famílias, e muitos servos de Deus testemunham dos feitos do Senhor Jesus nos
lares, salvando, curando, batizando com o Espírito Santo, libertando os
oprimidos do diabo, abrindo portas de emprego e
muitas outras maravilhas.
2.2 Através de visitas e
aconselhamentos. Durante o seu ministério, o Senhor Jesus visitou
diversas famílias, como a família de Jairo (Mt 9.18-26; Mc 5.21-43; Lc
8.40-56); de Zaqueu (Lc 19.1-10); de Mateus (Mt 9.9-13; Mc 2.14-17; Lc
5.27-32); de Marta e Maria (Jo 11.1-45); e outras. Semelhantemente, a Igreja
Primitiva também realiza visita aos lares (At 5.42; 20.20; 10.24-48). O
apóstolo Paulo, por exemplo, em suas viagens missionárias, costumava visitar os
irmãos onde ele havia anunciado a Palavra de Deus (At 14.21,22; 15.36). A
Igreja Evangélica Assembleia de Deus, seguindo o modelo bíblico, realiza também
visita aos lares, principalmente, através das Campanhas Evangelizadoras e
visitas ministeriais, onde muitas famílias são edificadas e muitos lares são
restaurados. Além disso, a IEADPE dispõe de um departamento específico para as
famílias, onde encontram-se obreiros e esposas devidamente capacitados para
realizarem aconselhamentos pré-nupciais, conjugais e familiares.
2.3 Através do ensino da Palavra de
Deus. A Bíblia é o Manual da Família! Nela encontramos os mandamentos e
ordenanças para os pais, cônjuges e filhos. Por isso, quando a Igreja ensina as
Sagradas Escrituras, as famílias são edificadas e fortalecidas.
Vejamos:
• Os esposos aprendem a: amar
a esposa (Ef 5.25-30; Cl 3.19); governar bem a sua casa (1Tm 3.4,12); trabalhar para
prover o sustento familiar (Gn 3.19; 1Ts 4.11,12; 1Tm 5.8); e ser o sacerdote
do lar (Gn 18.19; Jó 1.5);
• As esposas aprendem a: ser
submissa ao marido (Ef 5.22-24; Cl 3.18); atender as necessidades do lar, tais
como: alimentação, vestuário e serviços domésticos (Pv 31.21-22; Tt 2.5);
quando necessário, ajudar nas despesas financeiras (Pv 31.16-18,24); e ensinar
as mulheres mais novas a desempenharem seu papel de esposa e mãe (Tt 2.3-5);
• Os pais aprendem a: educar
os filhos com disciplina, conforme o modelo bíblico (Pv 13.24; 19.18; 22.6,15;
23.13,14; 29.15,17); ensinar, desde cedo aos filhos a temerem e amarem ao
Senhor (Dt 6.1-9); conduzi-los a Deus (Jó 1.5; Js 24.15; At 16.30-34; Ef 6.4);
e ser exemplo para os filhos (Pv 22.6);
• Os filhos aprendem a: ser
obedientes aos pais (Ef 6.1; Cl 3.20); honrá-los (Êx 20.12; Dt 5. 16; 27.15); e
ajudá-los nos afazeres domésticos (Gn 29.9; Êx 2.16; I Sm 17.15).
III – A FAMÍLIA COOPERANDO COM A IGREJA
A Igreja é composta por famílias. Por
isso, é possível existir família sem igreja, ainda que de forma precária; mas,
é impossível existir igreja sem família. Logo, a adoração, contribuição e
serviço prestado a Deus na Igreja, são realizados através dos membros da
família. Vejamos:
3.1 Através da adoração no culto
cristão. Adorar Significa “prostrar-se”, “curvar-se”, “se por de joelhos”. O
termo deriva-se do grego “Phroskyneõ” e significa “um ato de
rendição, reverência, dedicação ao Senhor” (Sl 95.6; II Cr 29.30; Hb 12.28-29).
De acordo com Aurélio, culto é
“uma adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas e em qualquer
religião”. O Culto Cristão é caracterizado pela reverência,
temor e adoração ao Senhor (I Co 14.26). Ele pode ser coletivo e individual.
Analisemos:
• Culto Coletivo. É o
momento em que a igreja local separa para adorar, homenagear e celebrar ao
Único e Verdadeiro Deus. A igreja primitiva, por exemplo, costumava se reunir
para adorar e cultuar a Deus (At 2.1,46,47; 13.1-4).
• Culto Individual. Além
de oferecermos a Deus o culto coletivo, precisamos também cultuar também de
forma individual, ou seja, apresentar a nossa adoração pessoal, como ensinou o
apóstolo Paulo:“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que
apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que
é o vossoculto racional” (Rm 12.1).
É no culto cristão que as famílias se
reúnem para louvar e adorar a Deus. Crianças, adolescentes, jovens e adultos,
de diversas famílias distintas, adoram a Deus coletiva e individualmente,
glorificando e rendendo graças ao Senhor.
3.2 Através da contribuição. A obra de Deus é
mantida pelas contribuições que são oferecidas a Deus pelas famílias. É através
dos dízimos e ofertas que cada membro da família expressa gratidão ao Criador;
pois, devemos dar ao Senhor parte daquilo
que dEle recebemos (Êx 23.15; II Co
9.7). Vejamos, então o que são dízimos e ofertas:
• Dízimos. São ofertas
entregues voluntariamente à obra de Deus, constituindo-se da décima parte da
renda do adorador (Ml 3.10). Dizimar é um ato de amor e adoração que devotamos
àquEle que tudo nos concede (Gn 28.22; Dt 14.22; I Sm 8.15,17);
• Ofertas. São doações
voluntárias, apresentadas a Deus em agradecimento pelos imerecidos favores dEle
recebidos (Êx 35.29; 36.3; Lv 7.16; 22.18).
A contribuição serve para manter a
igreja, suprir as necessidades de seus membros, dentro do possível, e promover
o reino de Deus (I Co 9.14; II Co 8.14; 9.12; Gl 2.10; Fp 4.15-18). De acordo
com as Escrituras, quando contribuímos, acumulamos tesouros no céu (Mt 6.20; Lc
6.32-35). Mas, a contribuição deve ser proporcional ao que ganhamos (I Co
16.2); e deve ser realizada de forma voluntária e com alegria (II Co 9.7).
3.3 Através do serviço. De acordo com o
Dicionário Teológico do Pr. Claudionor de Andrade, Serviço Cristão “é
a atuação consciente do discípulo de Cristo, visando a expansão do Reino dos
Céus e a glória do nome de Deus”. O serviço cristão tem, pelo
menos, três objetivos:
• Glorificar a Deus. Todo
serviço cristão deve ter como principal objetivo, glorificar a Deus (Rm 11.36;
1 Pe 4.11);
• Edificar a Igreja. Todo
serviço cristão deve ter o objetivo de promover a edificação do corpo de
Cristo. Diversos textos das Escrituras nos ensinam este princípio (Rm 14.19;
15.2; 1 Co 14.12,26; Ef. 4.16);
• Servir ao próximo. O
serviço cristão sempre será um serviço ao próximo, atendendo suas necessidades
físicas, emocionais, espirituais e sociais (Mt. 20.28,29; At. 2.42-47;Tg
2.14-17). É na igreja que as famílias se reúnem para realizar o serviço
cristão, quer seja na evangelização e ensino da Palavra de Deus (Mt 28.18-20;
Mc 16.15; At 1.8); na assistência social (At 2.43-46; 4.34-37; 6.1-6; Rm
15.25-27; I Co 16.1-4; II Co 8; 9; Fp 4.18,19); ou na manutenção da comunhão
com os santos (At 2.42; I Jo 1.7).
CONCLUSÃO
Como pudemos ver, a família e a Igreja
são instituições divinas. A família tem como objetivo promover o bem estar para
os cônjuges e filhos (Sl 128), e a Igreja tem como missão promover adoração,
pregação e serviço cristão. Dessa maneira, a Igreja coopera com a família,
intercedendo, aconselhando, visitando e ensinando a Palavra de Deus; e,
consequentemente, a família coopera com a igreja, através da adoração,
contribuição e do serviço cristão.
REFERÊNCIAS
• ANDRADE, Claudionor de.
Dicionário Teológico. CPAD.
• STAMPS, Donald C. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPAD.
• RENOVATO, Elinaldo. A Família
Cristã e os ataques do
inimigo. CPAD.
• OLSON, N. Laurence. O Lar
Ideal. CPAD.
SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DA
ASSEMBLEIA DE DEUS EM RECIFE/PE
INTRODUÇÃO
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