domingo, 26 de maio de 2013

A bíblia nos da mandamento para os país

5. INSTRUAM SEUS FILHOS A AMAR O SENHOR DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS - Deuteronômio 6.5 Amará, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

Lucas 12.31 Busque antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
    Um princípio básico da educação cristã é ensinar a criança a amar o Senhor Deus, que é o mais importante de todos os mandamentos. Este amor a ser aprendido, é um amor que leva ao temor e reverência, que se exprime pela sinceridade devotada de todo o coração. A educação cristã deve desenvolver a conscientização da criança sobre a sua formação profissional que é extremamente importante, porém mais importante ainda é a formação cristã, que prioriza o reino de Deus para que o sucesso na vida secular não venha ofuscar a parte espiritual. É preciso encher o coração da criança com aquilo que é realmente grande ao se tratar do reino de Deus. A busca da realização pessoal não pode deixar de lado as coisas que envolvem a nossa eternidade com Deus.

6. INSTRUAM SEUS FILHOS A TER A PALAVRA DIVINA GUARDADA NO CORAÇÃO - Deuteronômio 6.6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
      É no coração que se formam as intenções em toda sua diversidade. Isso implica que a obediência à palavra de Deus para um desenvolvimento espiritual é uma questão de sentimentos e não somente intelectual. O ensino das escrituras formam um tesouro que deve ficar escondido no coração da criança e isso é um fator importante contras as tentações que irá enfrentar na sua vida secular. Quem tem esse tesouro escondido em seu coração sempre terá menos inclinações em ceder a tentações.

7. INSTRUAM SEUS FILHOS NA PALAVRA A TODO TEMPO COM TODA INSISTÊNCIA - Deuteronômio 6.7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Provérbios 22.6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
     O conhecimento secular apesar da sua grande importância na formação profissional para a vida futura, se não for bem equilibrado com a formação cristã, poderá ser uma grande ameaça da vida espiritual. Os melhores educadores das crianças são os pais, e isso é fundamental na formação da criança. Os pais que omitem isso e muitas vezes deixam aos cuidados de outros, ou mesmo por preguiça ou negligência deixam a criança largada em vários meios eletrônicos ou televisivos, e essa omissão certamente trará danos irreparáveis na formação da criança. Apesar de haver casos em que os pais fazem tudo que podem nesse sentido, ainda assim acontecem fracassos a não atingir os objetivos pretendidos. Porém isso não deve ser um motivo desestimulador, pois todo pai tem o dever de fazer a sua parte em treinar seus filhos. A pior coisa que um pai pode fazer é conhecer os ensinos sagrados e não transmiti-los aos seus filhos. Uma criança bem treinada na maioria dos casos se tornará um adulto próspero tanto na vida secular quanto na vida espiritual. Este treinamento deve ser iniciado bem cedo, quando a mente da criança ainda não adquiriu a malícia adulta.

8. INSTRUAM SEUS FILHOS USANDO VÁRIOS MEIOS COM LEMBRETES CONSTANTES - Deuteronômio 6.8 Também as atará por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
2 Timóteo 4.2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Alguns fragmentos da lei eram atados na testa, mão, como forma de lembretes constantes a não esquecerem a lei e os seus preceitos. Os pais devem insistir com seus filhos, pois estão debaixo da sua responsabilidade. Isso envolve a questão do pecado e o cumprimento dos seus deveres com as coisas de Deus. Essa insistência deve ser constante a tempo e fora de tempo, significando que a educação cristã não pode ser esmorecida, pois o despertamento para as coisas espirituais só é produz resultados quando não se dá trégua. Os pais devem usar de estratégia usando essa prática com os seus filhos. É lógico que em nossos tempos ninguém vai colar porções da bíblia na testa ou mão dos seus filhos, porém é importante usar outros meios, como o material didático que eles usam na escola. Ao invés de usar cadernos com figuras seculares, use material de procedência cristã com versículos ou figuras alusivas as coisas de Deus.

9. INSTRUAM SEUS FILHOS COM VÁRIOS ESCRITOS SAGRADOS DENTRO DO SEU LAR - Deuteronômio 6.9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Os judeus usavam lembretes das escrituras nos umbrais e portas das suas casas, para que ninguém pudesse sair ou entrar sem vê-los. A palavra de Deus é a revelação divina e por isso é o guia certo em nosso caminho para a vida eterna. Aquele que é verdadeiramente sábio é sábio para a salvação e as escrituras são aptas para tornarmos verdadeiramente sábios, sábios para a nossa alma e para o outro mundo, pois quando a nossa vida terrena se findar aqui neste mundo, ela continuará na eternidade com Deus. A escritura instrui naquilo que é verdade, e repreende naquilo que é errado e nos conduz naquilo que é bom. Ao invés de pôster ou figuras seculares nos quartos dos filhos como decoração, use quadros ou pôster bíblicos ou outra coisa alusivas ao reino de Deus como decoração da sua casa ou do quarto dos filhos, que os resultados serão surpreendentes.
Deus os abençoe.
Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário