domingo, 4 de agosto de 2013

Pre - Adolescente

Domingo,4 de Agosto de 2013

LIÇÃO 5- O ARREPENDIMENTO PRODUZ VIDA

Disse Jesus: Por isso, vos disse que morrereis em vossos  pecados, porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. ( Jo 8.24) 
O arrependimento é o primeiro passo no plano da salvação, através do arrependimento temos a oportunidade para uma nova vida em Cristo Jesus.
Texto em estudo: 
Isaias 1.16,17
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer mal. Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

* No versículo acima Deus, por meio do profeta Isaias chama o povo ao arrependimento, pois Deus estava ciente de tudo de errado que o povo cometia, e isto não lhe agradara. O povo deveria se arrepender; abandonar as praticas erradas e fazer o que era justo para com Deus e para com o próximo, neste período Israel passava por uma época de calamidade espiritual e Deus os chama ao arrependimento.

Ezequiel 33.18,19
Desviando-se o justo da sua justiça e praticando iniqüidade, morrerá nela.
E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade e fazendo juízo e justiça, ele viverá por isto mesmo.

* A Bíblia afirma que Deus não tem prazer na morte do ímpio, antes, que ele se arrependa, é neste aspecto que Deus fala mais uma vez por meio de Ezequiel, que se o ímpio se arrepender e praticar a justiça terá vida. O arrependimento aqui significa mudança total de atitude, abandonar a injustiça e praticar a retidão.
Mt 4.17
Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

* O texto mostra o inicio do ministério de Jesus, sua pregação inicial era chamar os homens ao arrependimento, o versículo nos faz pensar em dois aspectos;
a) Desde então começou Jesus a pregar: certamente isto no indica que algo aconteceu antes, porém isto veremos no tópico seguinte.
b) Porque é chegado o Reino dos céus: A mensagem do Senhor não era apenas em chamar os pecadores a se arrepender para mudar de vida, mas anunciar que Deus estava por restaurar todas as coisas, a principio era reconciliar a homem consigo mesmo, afim de manifestar todos os seus propósitos para com a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário