Metodologia didática para a Escola
Bíblica Dominical
O que é um plano de aula?
O plano de aula é um instrumento de trabalho que específica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.
O plano de aula é um instrumento de trabalho que específica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.
O plano de aula busca sistematizar
todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que professor e
aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem.
1- A importância do plano de aula:
a) É de estarrecer o que ouvimos nos “bastidores” da Educação Cristã
quando o assunto é planejamento: “O quê? Planejar aulas? Que nada! É só ler a
lição e reproduzir o comentário com outras palavras.” Este é o retrato do
famigerado e nocivo comodismo. Para alguns professores, o plano de aula
consiste em observar três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão.
b-Infelizmente para outros, isso sequer tem importância. Como se costuma
dizer, suas aulas são “sem pé nem cabeça”. Estes, quase sempre são
surpreendidos com o aviso do superintendente às classes: “Faltam 5 minutos para
o término da lição”. Só lhes resta queixarem-se com ar de grandeza: “agora que
eu estava terminando a introdução!” Isto geralmente acontece em razão de muitos
professores ignorarem a relevância e a finalidade do plano de aula.
c- Um bom plano de aula promove a eficiência do ensino, economiza tempo
e energia, contribui para a realização dos objetivos visados e, acima de tudo,
evita a corredora rotina e a improvisação.
2-Antes de planejar sua aula, o professor deve refletir sobre as seguintes questões:
a) O que pretendo alcançar?
1- Quais são meus objetivos para esta aula específica?
2- Que tipo de comportamento espera observar em meus alunos após esta
aula?
3-Será que após a aula terão eles capacidade para escrever, dissertar,
responder e debater?
4 - Como alcançar? Qual estratégia de trabalho usará para
alcançar meus objetivos? Quais os métodos mais apropriados?
5 - Em quanto tempo? Em que prazo executará as diversas
fases do trabalho letivo?
6 - Quanto tempo gastará na introdução da aula? E no desenvolvimento? E
na conclusão?
7- O que fazer e como fazer? Qual a melhor maneira de
introduzir esta aula? Como posso transmitir o conteúdo desta lição de maneira
atraente e interessante? Que tipo de aplicação seria mais eficiente nesta aula?
Como concluir essa lição eficazmente a ponto de suscitar no meu aluno o desejo de retornar à classe no
domingo seguinte? Qual procedimento deverá usar? De quais recursos deverei
dispor?
8-Como avaliar o que foi alcançado? Qual
instrumento de avaliação utilizará? Em que período do processo de ensino deverá
avaliar? No início? No meio? No final? Ou em todos?
3-Após refletir sobre
as questões acima, o professor precisa executar os seguintes passos:
a) Identificar o tema da aula. O
primeiro passo é indicar o tema central da aula. Exemplo: Tema da aula: “A
Biblioteca Divina” – Textos-chaves: Sl 119.103,105; 1Pe 2.2.
b) Estabelecer os objetivos.
Enfatizando o que dissemos anteriormente, ao planejar, o professor deve ter em
mente os objetivos do seu trabalho, isto é, saber para que está planejando.
Exemplo: Ao final da aula o aluno será capaz de:
Identificar as principais divisões da
Bíblia.
Distinguir os livros dos Antigos e
Novos Testamentos.
Classificar os livros dos Antigos e
Novos Testamentos.
c) Indicar o conteúdo da
matéria de ensino. Indique os conteúdos que serão objeto de estudo. O
que representa este conteúdo? A matéria de ensino basicamente envolve um
conjunto estruturado de conhecimentos dispostos com o objetivo de dar ao aluno
oportunidade de adquirir um cabedal de informações. E, além disso, saber usar
funcionalmente o conhecimento desenvolvendo adequados modos de pensá-lo e de
aplicá-lo em situações novas. Segundo o educador Horbert Wiener, não é a
quantidade de informação emitida que é importante para a ação, mas antes a
qualidade e quantidade de informação capaz de penetrar o suficiente num
dispositivo de armazenamento e comunicação, de modo a servir de gatilho para
ação.
d)Em relação ao ensino na Escola
Dominical, os conteúdos didáticos são partes integrantes dos comentários das
revistas de cada faixa etária.
e- Como o conteúdo deve ser apresentado
no plano? Ele deve ser apresentado em forma de esquemas que facilitem o seu
desenvolvimento, pois o plano não deve ter textos extensos a serem lidos pelo
professor durante a aula. O professor não deve contentar-se com os esquemas
apresentados nas revistas-didáticas, mas, a partir deles, elaborar outro mais
rico e mais completo, baseado em suas próprias pesquisas.
f- Os dados essenciais do conteúdo
deverão ser distribuídos no plano de forma ordenada, ressaltando sua
concatenação e subordinação. Na elaboração de um plano de aula, o professor
deve buscar a melhor maneira de comunicar o conhecimento ao aluno, pois o
conteúdo da matéria de ensino e o processo de aprendizagem estão intimamente
relacionados.
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