Professoras e professores observem
estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera
formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo
com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para
mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um
abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima,
somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da
lição.
- Falem: A lição de hoje tem como
título “Contrapondo a Arrogância com a Humildade”.
- Iniciem o estudo, perguntando o que
os alunos entendem por:
Arrogância
Orgulho
Humildade
Aguardem as respostas. Depois, se
necessário acrescentem outras ideias sobre o significado destas palavras.
- Depois, utilizem a fábula “A
Agulha e a Linha”, para tanto façam da seguinte forma:
Peçam para que 04 pessoas realizem a
leitura, um será o narrador, outro será a agulha, outro a linha e outro o
alfinete.
Levem para aula um tecido, uma agulha,
um novelo de linha e um alfinete. Durante a leitura dialogada, façam de conta
que estão costurando.
Após a leitura, reflitam sobre o
orgulho, a arrogância e a humildade e a falsa humildade.
- Agora, trabalhem os pontos levantados
na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem uma das
dinâmicas: “Orgulho x Humildade” ou “Modelo Perfeito”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Objetivo:
Estudar sobre o orgulho e a humildade.
Material:
01 figura de uma gangorra
01 bola
Papéis pequenos
01 caneta
Procedimento:
- Coloquem no quadro a figura de uma
gangorra.
- Falem que quando uma pessoa está
cheia de orgulho é como se ela estivesse no alto da gangorra.
Então, nesse momento, coloquem o nome
ORGULHOSO no alto da gangorra.
O orgulhoso está cheio de coisas
mesquinhas e enxerga as demais pessoas do alto, considerando-as de pouco valor.
Então, comecem a colocar os nomes das
ações do orgulhoso dentro de uma bola.
Depois, comecem a encher a bola e
falem: o orgulhoso está cheio destas coisas e está inchado de vaidade e
pensamento mesquinhos.
- Vejamos o que a Bíblia fala sobre o
orgulho e a arrogância. Leiam Pv 16.18 “O orgulho leva a destruição e a
arrogância conduz à queda”.
- Nesse momento, estourem a bola e
mudem a posição do ORGULHOSO de lugar na gangorra, agora na parte baixa.
- Agora, apresentem uma gangorra em
equilíbrio, isto é, os dois lados na mesma altura.
- Coloquem a palavra JESUS no centro da
gangorra.
- Falem: Devemos observar o exemplo de
Jesus para termos equilíbrio para que não sejamos como mostra esta figura.
- Apresentem a gangorra com o
nome ORGULHOSO na parte alta e FALSA HUMILDADE na parte baixa.
- Agora, trabalhem os pontos levantados
na lição, trabalhando o que realmente significa ser humilde e a falsa humildade
tão difundida e apresenta por muitos.
Por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário