DINÂMICA - LIÇÃO 7 - A MÍDIA E A MODA (JUVENÍS)
Postado por Escriba
Digita
Dinâmica da Lição 07: A Mídia e a Moda
(Juvenis)
Professoras e professores, observem
estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera
formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo
com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para
mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um
abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima,
somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula,
com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do
tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje
sobre A Mídia e a Moda.
- Introduzam o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “Mãe, eu não tenho roupa!”
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre
de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mãe, eu não tenho roupa!
Objetivo:
Refletir sobre a moda influenciada pela
Mídia e o bom senso para sua utilização.
Material:
01 cartolina com a expressão “Mãe, eu
não tenho roupa”.
Revistas de moda feminina e masculina
02 tesouras
02 tubos de cola
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 cabide
Procedimento:
- Escrevam no quadro ou cartolina a
expressão “Mãe, eu não tenho roupa”.
- Peçam para que os alunos leiam em voz
alta esta expressão.
- Perguntem:
Vocês já falaram esta frase?
Em que situação?
- Aguardem os relatos das meninas e dos
meninos.
Certamente as respostas vão girar em
torno de roupas perdidas porque eles cresceram e também de roupas novas para
acompanhar tendências e estilos da moda atual.
- Agora, falem que é sobre a influência
da mídia sobre eles com relação a moda, que será discutido na aula.
- Dividam a turma em dois grupos: 01 de
meninos e outro de meninas.
- Entreguem para cada grupo revista de
moda feminina para as meninas e de moda masculina para os meninos.
- Peçam para que escolham figurinos que
mais gostam, recortem e colem numa folha de cartolina.
- Fixem os cartazes no quadro.
- Em seguida, cada grupo deve
apresentar o resultado de suas escolhas, falando a razão destas escolhas.
- Agora, trabalhem as ideias sobre o
modo de vestir abordadas na lição a partir das falas dos alunos e do resultado
do trabalho em grupo.
- Apresentem um cabide e perguntem:
Depois do que estudamos sobre a moda e
a maneira de um cristão se vestir, o que não pode faltar num vestiário feminino
e masculino?
Por exemplo: roupa composta, não
provocante, sem sensualidade, sem expor o corpo, evitar camisetas com figuras
ou frases que desconheçam o significado e indecentes etc.
Escrever os nomes num papel e
pendurá-los no cabide.
- Falem: Este cabide não pode faltar no
seu guarda-roupa.
- Depois, trabalhem os pontos
levantados na lição, que abrangem não somente o modo de se vestir, mas a forma
de falar e agir influenciados pela Mídia.
Por Sulamita Macedo. Atitude de
Aprendiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário