quinta-feira, 14 de março de 2013

Reflexão: As três peneiras


Certo homem foi ao encontro de um sábio levando a ele certa informação que jugava de seu interesse:
- Disse o homem quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento - disse o sábio; antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Perguntou o homem que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer.
Devemos sempre usar as três peneiras, se não  as conheces, presta bem atenção.
 A primeira é a peneira da verdade. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem, não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da bondade. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade, ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
-Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da utilidade. Pensaste bem se é útil  a que vieste falar a respeito do meu amigo?
- útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.    

Um comentário:

  1. História maravilhosa. Ajuda muito as pessoas deixarem de falar mal dos outros, se atentarem para o fato de que este é um mal que pode levar outros até a morte.
    Verdade, Bondade, Utilidade três peneiras preciosas.

    ResponderExcluir