sábado, 27 de julho de 2013

Adolescente


Terceiro trimestre de 2013Domingo:28/07/2013Adolescentes - Lição 04: A Solidariedade Cristã - Aula Dinâmica

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem que a aula de hoje será sobre Solidariedade.
- Perguntem: O que vocês entendem por Solidariedade?
Aguardem as respostas. Acrescentem outras informações se necessário.
Em seguida, formulem uma definição do termo através das respostas os alunos.
- Depois, utilizem a dinâmica “Repartindo”.
- Trabalhem os itens propostos na lição.
- Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em situações eventuais.
Tenham uma produtiva e excelente aula!

Dinâmica: Repartindo

Objetivo: Introduzir o estudo sobre Solidariedade.

Material:
Chocolates para a metade da turma

Procedimento:
- Após trabalhar o termo Solidariedade, distribuam chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Observem as atitudes dos alunos: Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar porque não tem para todos etc.
- Falem: Esta distribuição de chocolates somente para a metade da turma representa as condições financeiras para adquirir alimento que não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis e a despensa está vazia.
- Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação, agora, vivenciada por vocês?
Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.
- Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
- Depois, organizem pelo menos uma forma de ajudar alguém, vejam as indicações na orientação pedagógica desta lição.


Por Sulamita Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário