Terceiro trimestre de 2013
Domingo:21/07/2013
Lição 3
Tema: É droga mesmo
AO MESTRE
Amado (a) o ensino da Palavra de Deus é uma obra espiritual e por essa razão é muito significativa para à cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o inicio desta obra, é necessário cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal.
Relembremos as características dos adolescentes e como deve agir o professor (a):
a. Características físicas:
Como eles são:passando por transformações físicas. Estão mudando a voz (especialmente os rapazes). São inquietos, às vezes cansados (devido às mudanças físicas).
O professor deve: chamá-los de jovens (não gostam de serem tratados como crianças), demonstre simpatia e interesse por suas preocupações, deve providenciar um programa de atividades variadas.
b.Características mentais:
Como eles são:quase sempre há crescimento e vivacidade mental. Melhor desenvolvimento dos poderes de raciocínio. A imaginação adquire mais vida. Recebe sugestões.
O professor deve: falar muito acerca da Bíblia, em suas aulas deve se dar mais ênfase ao espiritual (com aplicações práticas para o cotidiano), providenciar planos de leitura bíblica, responder as perguntas de forma correta e sincera.
c. Características sociais:
Como eles são:surge o instinto de agrupamento. Começam a desenvolver sentimento de lealdade. Abre-se para eles o panorama social e há novos interesses. Receiam fazer novas amizades. São tímidos e retraídos. Interesse crescente pelo sexo oposto. Desejam agradar as pessoas, mas sentem receio de ofender.
O professor deve: criar oportunidades para trabalharem, orientar sua lealdade para Cristo, providenciar atividades para trabalharem em grupo.
d. Características Emocionais e Espirituais
Como eles são:a religião é pratica. Receptivos e sinceros. Querem uma explicação para crer.
O professor deve: não enfatizar mais o abstrato em suas aulas, mas também não eliminá-lo, devem ser conduzimos à conversão (estão favoráveis a isso), os ensinos devem ser doutrinários, mas explicados pela Bíblia.
Lembrando aos prezados (as) que o professor (a) de EBD, não trata somente dos aspectos humanos da personalidade. Seu trabalho está também ligado a redenção da alma da pessoa e ao seu progresso à semelhança de Cristo. Desse modo o trabalho de quem ensina na EBD se torna uma missão de significado eterno.
Deus continue vos abençoando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário